Federação tem nove alternativas tira-teima para colocar em prática até 2013
Concorrentes apresentarão suas tecnologias tira-teima (crédito: Fifa/Divulgação)
Para acabar com as polêmicas sobre se a bola passou da linha do gol ou não, a Fifa anunciou na última quinta-feira (21) que testará nove sistemas diferentes de tecnologia a serem aplicadas na detecção destes lances, auxiliando os árbitros dentro de campo.
A entidade do futebol não divulgou o nome das empresas concorrentes nem a tecnologia dos sistemas, mas adiantou que os testes acontecerão entre setembro e dezembro, na Suiça. Além da Fifa, a International Board, órgão que vistoria, analisa e modifica as regras do futebol, também irá julgar qual sistema será utilizado.
História em CopaO lance duvidoso, quando a bola toca o travessão e resvala na linha do gol, dificilmente é perceptível aos olhos dos árbitros. Assim, a polêmica surgiu primeiro na final da Copa do Mundo de 1966, quando a bola do atacante inglês Geoff Hurst tocou na linha e o auxiliar soviético apontou o gol. Na ocasião, por conta do tento duvidoso, a Inglaterra superou a Alemanha por 4 a 2 na prorrogação.
Depois, 44 anos mais tarde, o troco: mais uma vez em um confronto entre Inglaterra e Alemanha, na Copa da África do Sul, o inglês Frank Lampard chutou de fora da área, a bola encobriu o alemão Neuer, tocou dentro da baliza e voltou, mas o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não validou o que seria gol legal.
Desde então, a Fifa vem sendo pressionada para tomar uma posição a respeito. A tecnologia deve ser adotada até 2013 e pode figurar na Copa do Mundo do Brasil.


20:13
WEB