A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) prepara fórum para discutir medidas de enfrentamento da violência no entorno da escola e no ambiente escolar. A Coordenadoria de Projetos Educativos, ligada à Superintendência de Educação Básica (Sueb), da Seduc, será a promotora do evento previsto para a segunda quinzena de agosto.
A gerente de projetos educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro, pontua que os atos de criminalidade possuem carater diversos,"não devem ser encarados de maneira unilateral". Além de professores e gestores da rede estadual de ensino, representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública de Mato Grosso, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e de Segurança Pública, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também serão convidados a participar do debate.
“Vamos fazer um mapeamento das situações de violência e ele subsidiará o direcionamento das ações que devem ser adotadas”, diz Gláucia. Ela ainda explica que após a sistematização desse trabalho será confeccionada uma cartilha para distribuição nas 724 unidades escolares do Estado
Glaucia informa que a Seduc trabalha intensivamente para ampliar o processo de aprendizagem. São ofertados mais de 30 projetos em parceria com instituições públicas e organizações não-governamentais e empresas privadas. “Nosso foco é sempre ampliar o processo de aprendizagem, mas os programas também funcionam como ferramentas estratégicas para o combate às ações de criminalidade”.
Sobre a criminalidade no ambiente escolar, a secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, analisa que “estamos observando, cada dia mais, que a violência desencadeada nas cidades está chegando nas escolas”. A professora lembrou ainda que como promotora da Educação, a Seduc já atua de forma preventiva com as crianças e jovens.
Programas como o Escola que Protege (EqP), Mais Educação, Escola Aberta, Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), a Rede Cidadã, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvidos em unidades escolares, por meio de parcerias com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, são exemplos de ações que auxiliam para preve


19:44
WEB