Blogroll

Tamanduá-bandeira e bicho-preguiça aparecem em casas em SP

Tamanduá estava ferido após ter sido atacado por cachorros em Botucatu.
Bicho-preguiça foi encontrado em Mogi das Cruzes.


Moradores de Botucatu, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por duas visitas inusitadas nesta semana. Um tamanduá-bandeira e uma arara-azul apareceram em casas da cidade.
Depois de ser atacado por cachorros, o tamanduá-bandeira foi encontrado com ferimentos nas patas e na cauda. Já a arara-azul apareceu em uma casa. Ela tinha uma anilha em um dos pés e era bastante dócil.
Uma equipe da Guarda Municipal de Botucatu resgatou os bichos, que foram levados para o Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Grande São Paulo
Um bicho-preguiça apareceu no quintal de uma casa de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (27). Os moradores foram orientados a soltar o bicho no mato novamente porque a Polícia Ambiental atendia outra ocorrência na região, e não poderia mandar uma equipe para o local.

Lei do Zoneamento de MT pode ter estimulado desmatamento, diz Ibama

Conama ainda precisa avaliar Zoneamento antes da lei entrar em vigor.
Governo do estado não se pronunciou sobre as críticas do superintendente.

Desmate_Badalotti (Foto: Ericksen Vital)No norte de Mato Grosso, Ibama identificou áreas
onde foram usados correntões no desmatamento.
(Foto: Ericksen Vital/ G1 MT)
O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Mato Grosso, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins-Costa, avaliou que existe uma “brecha” no Zoneamento Socioeconômico Ecológico (Lei 9.523/11), sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Ele explica que um item teria provocado a escalada do desmatamento entre março e abril em Mato Grosso, quando o estado foi apontado como o líder nacional do desmatamento na Amazônia Legal.

A reportagem do G1 entrou em contato com o governo do estado e até o fechamento desta matéria ninguém havia se pronunciado sobre o assunto.
Desmatamento“Foi identificada uma corrida para desmatar com o correntão em regiões abrangidas pelo Zoneamento, em áreas passíveis de flexibilização de 80% para 50% da reserva legal em Mato Grosso”, avaliou o superintendente, ao tomar conhecimento das argumentações apresentadas pelos advogados dos desmatadores.
A “brecha” na lei, segundo explicou o superintendente do Ibama, estaria no artigo 24º, parágrafo primeiro do Zoneamento. “Para os imóveis rurais do estado de Mato Grosso situados em área considerada como floresta, fica indicada a redução da reserva legal para fins de recomposição, de 80% para até 50% da propriedade,” consta na lei.
Os advogados teriam argumentado ao Ibama que o desmate estaria dentro da legalidade se a lei do Zoneamento estivesse em vigor, e que os proprietários estariam precisando apenas de autorização. Para o superintendente do Ibama, a estratégia dos fazendeiros foi desmatar em áreas onde poderá ocorrer uma diminuição da recomposição da reserva legal, área de mata que precisa ser preservada dentro das propriedades. Ele também destacou que a lei, em seu parágrafo primeiro, garante a possibilidade de desmatar até a data da assinatura, ou seja, dia 20 de abril deste ano.
A lei aprovada no estado ainda precisa ser referendada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para poder entrar em vigor. O superintendente do Ibama acredita que a lei não deve passar pelo órgão sem sofrer adequações, até porque o Ministério do Meio Ambiente já teria conhecimento da falha no projeto. A previsão é que a lei seja apreciada apenas em setembro pelo Conama, que tem a missão de avaliar se a lei fere princípios fundamentais. O Zoneamento ainda não foi apresentado ao Conama.
Desmate controlado
Ramiro Martins-Costa explicou que o desmatamento na região norte do estado atualmente está controlado, a partir das ações federais, além das operações conjuntas entre o Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Ele disse que repassou essas informações para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que esteve em visita em Cuiabá neste mês.
O superintendente comentou ainda que o crescimento do desmate em abril foi “atípico” devido a uma mudança no perfil do desmatador. No começo do ano, segundo o Ibama, os fazendeiros voltaram a usar os chamados correntões, grandes correntes puxadas por tratores, para derrubar a mata nativa, assim como era feito na década de 1970.
Inconstitucionalidade
O Ministério Público Estadual considera o zoneamento aprovado inconstitucional e deve entrar com uma ação pedindo a nulidade. Um estudo produzido por 12 técnicos a pedido do promotor do Meio Ambiente em Cuiabá, Domingos Sávio, aponta que o estado pode perder mais de 85% das áreas protegidas pelo governo estadual e federal e reduzir até 81% do potencial hídrico caso entre em vigor o Zoneamento. As áreas seriam destinadas, segundo o estudo, para atividades econômicas. A assessoria de imprensa do MP disse que a ação será proposta assim que o promotor voltar de férias.

Noruega não será intimidada pelos ataques, diz primeiro-ministro

Violências vai ser combatida com abertura e democracia, afirmou premiê.
Terrorista de extrema-direita matou 76 em atentados na sexta-feira.

O premiê da Noruega, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (27) que o país não vai ficar "intimidado" pelos ataques que mataram 76 pessoas na sexta-feira passada.
"Não seremos intimidados ou ameaçados por esses ataques", disse em entrevista.
Ele disse que a violência vai ser combatida com mais abertura e democracia.
O país está abalado pelo duplo atentado de sexta-feira, que matou 76 pessoas.
Jens Stoltenberg, em conferência para a imprensa em Oslo, nesta quarta (27) (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)Jens Stoltenberg, em conferência para a imprensa em Oslo, nesta quarta (27) (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)
Menina observa homenagens às vítimas dos ataques, em cerca de segurança na sede do governo norueguês, em Oslo, nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)Menina observa homenagens às vítimas dos ataques, em cerca de segurança na sede do governo norueguês, em Oslo, nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)

Síria tem 3 mil desaparecidos após início dos protestos, diz entidade

ONG prepara lista de desaparecidos e diz que há mais de 12 mil presos.
Manifestantes querem a saída do presidente Bashar al Assad.

Cerca de três mil pessoas estão desaparecidas na Síria desde o início do movimento de contestação contra o regime do presidente Bashar al Assad, informou nesta quinta-feira (28) a organização não-governamental (ONG) local Avaaz.
De acordo com o balanço, é desconhecido o paradeiro de 2.918 sírios presos pelas forças de segurança desde 15 de março. A ONG anunciou o lançamento de uma campanha para conseguir a libertação destas pessoas.

A Avaaz informa que preparou uma lista com o nome de todos os desaparecidos e que, apenas nesta semana, mais de mil pessoas foram presas.
O relatório da ONG também traz que, além dos desaparecidos, 1.634 pessoas morreram desde o começo dos movimentos de protestos. Além destas, 26 mil foram presas e 12.617 delas ainda permanecem detidas.
A Avaaz afirma que trabalhou com duas organizações de defesa dos direitos humanos sírias para chegar aos números finais e obter as fotos de todos os desaparecidos, assim como informações pessoais e a data da prisão de cada uma deles.

Renault mostra o Twingo 2012

Primeira imagem mostra o compacto pintado de rosa.
Carro será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro.

A Renault divulgou nesta quarta-feira (27) a primeira imagem do Twingo 2012 que será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro. O supercompacto lançado em 1993 passa por mais um facelift, adotando linhas da nova estratégia de design da marca, como as vistas nos conceitos Frendzy, elétrico que também estará no evento na Alemanha, e R-Space, visto em Genebra neste ano.

renault twingo 2012 (Foto: Divulgação)Renault Twingo 2012 (Foto: Divulgação)
Em quase 18 anos de história, já foram vendidas mais de 3 milhões de unidades do menor modelo da gama Renault. A previsão é de que o Twigo seja em breve substuído por novo minicarro feito na mesma plataforma de um futuro quatro lugares da Smart.
Na única foto divulgada até agora, o carrinho aparece num tom de rosa. Em 2010, durante o Salão de Paris, ele já teve uma versão nessa cor, para a série especial Miss Sixty, feita em parceria com a marca de roupas. A edição vinha com porta-maquiagem e foi vendida na Europa.

Ferrari diz que teve melhor 1º semestre de sua história em vendas

Marca italiana comercializou 3.577 esportivos de janeiro a junho.
Agora passa a oferecer sete anos grátis de manutenção.

Ferrari 599 GTO (Foto: Flávio Moraes/G1)Ferrari 599 GTO (Foto: Flávio Moraes/G1)
A Ferrari divulgou na última quarta-feira (27) o balanço das vendas no primeiro semestre que, diz a marca, foi o melhor de sua história. E disse estar a caminho de uma marca histórica neste ano. Foram comercializadas 3.577 Ferraris em todo o mundo, 11,8% a mais do que de janeiro a junho de 2010.

Com a China tomando o segundo lugar no mercado mercado de esportivos de luxo, que pertencia à Alemanha e segue liderado pelos Estados Unidos, o lucro da montadora italiana no período subiu 23,5%, para 91,8 milhões de euros. A receita da marca teve alta de 19,6%, alcançando 1,08 bilhão de euros.
A Ferrari credita o aumento nas vendas a modelos como a California e a 458 Italia, com motor de 8 cilindros, a 599 GTO, de 12 cilindros, e a série limitada SA Aperta.
"Se a tendência continuar no segundo semestre, 2011 será lembradom como um dos melhores na história da Ferrari, como o de 2008, em que batemos o recorde", diz o presidente da marca, Luca di Montezemolo.
Para cumprir esse objetivo, a Ferrari anunciou nesta semana que ofertará aos compradores de veículos novos sete anos de manutenção grátis que podem ser usados pelo primeiro dono e os demais para quem ele eventualmente vender o carro, dentro desse período. Nos Estados Unidos, o programa inclui a manutenção anual programada nas concessionárias, com reposição de peças e troca de lubrificantes, e é oferecido para modelos como a 458 Italia, a nova FF e a California, mas não para as 599.

Brasil vai ter estação científica no interior da Antártida

Ponto não será habitado e terá apenas equipamentos científicos.
Base de Comandante Ferraz, em ilha, segue ativa.

O Brasil deve iniciar em dezembro a instalação do seu primeiro módulo científico no interior do continente antártico. A unidade conterá sensores que enviarão, via satélite, dados meteorológicos e ambientais ao país. Será a primeira estação brasileira dentro do continente gelado. A Estação Comandante Ferraz, criada em 1984, fica na chamada Antártida Marítima, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros do continente.
O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, Jefferson Simões, afirma que o módulo ficará a 84° de latitude sul, a cerca de 500 quilômetros do Polo Sul geográfico. Comandante Ferraz está a 62° de latitude sul.
A nova estação recolherá informações sobre temperatura, ventos, radiação solar e umidade. Também medirá os níveis de material particulado e gás carbônico que chegam ao continente.
Os cientistas brasileiros vão aproveitar a viagem para realizar uma exploração glaciológica: levarão uma sonda para perfurar 100 metros na camada de gelo.
"Poderemos analisar a história climática dos últimos 500 anos", explica Simões, primeiro glaciólogo brasileiro e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dieta do brasileiro tem 'poucos nutrientes e muitas calorias', diz IBGE

Saiba como é a alimentação por rendimento, faixa etária e região do país.
Consumo de arroz e feijão diminui quando há aumento de renda familiar.

Composta prioritariamente por arroz e feijão, associados a alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo, a dieta de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no que diz respeito ao consumo de frutas, verduras e legumes. É o que aponta o estudo Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, a OMS e o Guia Alimentar Brasileiro sugerem o consumo de 400 g de frutas, legumes e verduras por dia. Nem 10% da população ingere o indicado. As maiores médias de consumo diário per capita no país são de feijão (182,9 g/dia), arroz (160,3 g/dia), carne bovina (63,2 g/dia), sucos (145,0 g/dia), refrigerantes (94,7 g/dia) e café (215,1 g/dia).  (Siga a leitura da reportagem após o infográfico sobre o prato do brasileiro)
Prato do brasileiro, segundo o IBGE (Foto: Arte/G1)
De acordo com o levantamento, os brasileiros, principalmente os adolescentes, consomem em grande quantidade alimentos como biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados. Entre as bebidas, destaque para os refrigerantes e sucos com adição de açúcar. O consumo de biscoitos recheados foi quatro vezes maior entre os adolescentes (12,3 g/dia) do que entre adultos (3,2 g/dia) e foi mínimo entre os idosos (0,6 g/dia). Para sanduíches, os adolescentes e os adultos apresentaram médias de consumo duas vezes maiores do que os idosos.
No levantamento por situação de domicílio, a população rural brasileira apresenta maiores médias diárias de consumo per capita de frutas e peixes frescos do que a população urbana. Destacam-se nos domicílios rurais o consumo de arroz, feijão, peixes frescos e farinha de mandioca. Já na área urbana, segundo o IBGE, destaque para os refrigerantes, pão de sal, cerveja e sanduíches.
Quando considerada a alimentação de homens e mulheres, o estudo aponta que os homens têm menor consumo per capita de verduras, saladas, e grande parte das frutas e doces. Já o consumo per capita de cerveja e bebidas destiladas chega a ser cerca de cinco vezes maior entre os homens do que entre as mulheres - o consumo de cerveja é de 8,1 g/dia entre as mulheres, contra 55,7 g/dia entre os homens.
Impacto da renda na alimentação
O estudo do IBGE indica uma relação entre as condições de alimentação e a renda familiar per capita do brasileiro. De acordo com o levantamento, alimentos considerados saudáveis como o feijão, preparações à base de feijão, milho e preparações à base de milho são mais consumidos entre a população de menor renda. O mesmo acontece com o consumo médio de batata-doce, enquanto a batata frita, por exemplo, considerada altamente calórica, é mais consumida na classe de maior renda.
O consumo de doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados, considerados prejudiciais à saúde, também é reduzido na menor categoria de renda do brasileiro. Por outro lado, o consumo de frutas e verduras aumenta conforme a renda, assim como o de leite desnatado e os derivados de leite, que têm custo mais elevado.
No caso do arroz, cuja ingestão diária chega a 168,1 g por pessoa nas famílias com renda per capita de até R$ 296, o índice cai para 129,7 g nas famílias com renda per capita acima de R$ 1.089. O mesmo ocorre com o feijão, com consumo diário de 195,5 g e 127,5 g, respectivamente.

Exame de rotina pode antecipar diagnóstico de câncer de próstata

Indicador chamado PSA está relacionado ao risco de tumores no futuro.
Pessoas com baixo risco poderão fazer exame com menos frequência

Um exame de rotina da próstata pode ser usado também para prever os riscos de desenvolvimento da doença. O antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) é um indicador medido no exame de sangue. Quando seu nível fica alto, é sinal de que alguma coisa está errada com a próstata; pode ser algum tumor ou qualquer tipo de inflamação no órgão.

Depois de acompanhar a maior parte da população masculina da cidade de Malmö, na Suécia, por mais de 30 anos, um grupo de pesquisadores chegou a uma nova conclusão sobre o PSA. O trabalho foi publicado pela revista “Cancer”.
info próstata (Foto: Editoria de Arte / G1)
Antes, ele era visto como absoluto. Se o exame de sangue indicasse um valor maior que 2,5 ng/mL, o paciente era incluído no grupo de risco e encaminhado para outros testes. Caso contrário, era liberado até o próximo exame periódico.
Com a nova pesquisa, o indicador pode ser usado para medir o risco de câncer. Com o nível de PSA em 1,46 ng/mL, 18% dos pacientes apresentaram a doença em algum momento, ao longo do estudo. Quando o indicador foi de 0,28 ng/mL, apenas 2,5% desenvolveram câncer.
“A gente não usava o exame nesse sentido”, afirmou o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Sírio-Libanês. “Agora a gente consegue estimar quem vai ter câncer, isso é muito diferente”, comemorou o médico.
Para ele, o exame de toque, que afasta muitos pacientes, tende a ser mais raro com os avanços da medicina. Ele não vai desaparecer, mas se tornará mais “seletivo” em breve. “Primeiro a gente faz os exames de sangue para ver se o toque será necessário. Serão exames de triagem”, explicou. Assim, quem tiver baixo risco de câncer pode fazer exames mais esparsos.
“Não é perfeito, mas é o que temos de melhor”
Para Gustavo Guimarães, oncologista e diretor do núcleo de urologia do Hospital A.C. Camargo, o grande mérito da pesquisa é reafirmar a importância do PSA. Segundo ele, vários países não recomendam o exame.
O PSA não indica somente o câncer, ele mostra que há alguma irregularidade na próstata. Quaisquer inflamações, ou mesmo tumores que não são tão perigosos, levam a novos exames – que podem, inclusive, fazer mal. Por isso, segundo alguns médicos, pode criar falsos alarmes nos pacientes e levá-los ao pânico.
“O PSA não é perfeito, mas é o que temos de melhor”, concluiu o médico. Para ele, o indicador ainda não é tão bem usado como deveria pelos médicos, mas isso jamais seria motivo para deixar de usá-lo, e por isso a pesquisa traz uma colaboração importante para a urologia.

Defeito em proteína pode ser uma das causas de infertilidade masculina

Defeito genético não é detectável por exames normais.
Espermatozoide fica impossibilitado de alcançar o óvulo.

Espermatozóides normais são capazes de alcançar e fecundar o óvulo  (Foto: Ted Tollner/UC Davis)Espermatozoides normais são capazes de
alcançar e fecundar o óvulo (Foto:
Ted Tollner/UC Davis)
A infertilidade masculina pode ser causada por uma perda de proteína no esperma, de acordo com um estudo divulgado nesta semana. O defeito é genético e impede os espermatozoides de alcançarem o óvulo da mulher.

Pelo menos metade dos casos de infertilidade em casais tem suas causas no homem. Em 70% dos homens inférteis o problema não está nem na quantidade nem na qualidade dos espermatozoides.
Para fecundar um óvulo, o espermatozoide precisa evitar o sistema de defesa do organismo da mulher – para que ele não o reconheça como um “intruso” e o destrua. Passar com segurança por todo o trajeto é responsabilidade de uma proteína chamada “DEFB126”.
Imagem de espermatozóides com o defeito genético (Foto: Ted Tollner/UC Davis) 
Imagem de espermatozóides com o defeito
genético (Foto: Ted Tollner/UC Davis)
Agora, a equipe liderada por Gary Cherr, da Universidade da Califórnia em Davis, afirma que parte dos homens possui um defeito no gene que controla a produção dessa proteína e a impede de fazer seu trabalho.
De acordo com o trabalho, metade da população masculina possui ao menos uma cópia do gene com defeito; um quarto possui duas cópias. E mais: os exames normais de infertilidade não detectam o problema.
A descoberta pode render novas formas de diagnosticar e tratar a infertilidade, segundo os pesquisadores.

Quatro filhotes de panda-vermelho nascem em zoo dos Estados Unidos

Fato ocorreu em unidades do zoo Smithsonian de Washington e Virginia.
Reprodução em cativeiro da espécie é comum nos EUA.

O Zoológico Nacional Smithsonian, que mantém duas unidades nos Estados Unidos, divulgou no último dia 21 de julho o nascimento de quatro filhotes de panda-vermelho (Ailurus fulgens).
De acordo com o zoo, dois filhotes do sexo feminino nasceram em 5 de junho de uma fêmea chamada "Lao Mei", abrigada em um instituto de pesquisas pertencente ao Smithsonian, em Front Royal, na Virginia.

Veterinária examina um dos filhotes de panda-vermelho nascidos no instituto pertencente ao Smithsonian, localizado na Virginia (Foto: Divulgação/Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo)Veterinária examina um dos filhotes de panda-vermelho nascidos no instituto pertencente ao Smithsonian, localizado na Virginia (Foto: Divulgação/Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo)
Duas semanas depois, no dia 17 de junho, foi a vez da fêmea de panda-vermelho de nome "Shama" dar à luz a outros dois filhotes na unidade de Washington. O sexo dos bebês não foi revelado.
Veterinários afirmaram que os quatro recém-nascidos estão ganhando peso e aparentam estar saudáveis. A exposição ao público desses animais está atualmente fechada. A previsão é que a partir de setembro a visitação poderá ser iniciada.
Segundo a administração do Smithsonian, desde 1962 já nasceram 100 filhotes de panda-vermelho em cativeiro somente nas instalações do zoo, nos EUA.
Um dos filhotes de panda-vermelho nascido nos Estados Unidos. De acordo com o zoológico Smithsonian, quatro filhotes da espécie nasceram em junho nas unidades de Washington e da Virginia (Foto: Divulgação/Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo) 
Um dos filhotes de panda-vermelho que nasceu nos Estados Unidos. De acordo com o zoológico Smithsonian, quatro filhotes da espécie nasceram em junho nas unidades de Washington e da Virginia (Foto: Divulgação/Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo)

MT é responsável por 28% dos focos de queimadas registrados no país

Inpe registrou 1.777 focos de queimadas entre janeiro e julho, em MT.
No Brasil, foram verificadas 6.102 queimadas no mesmo período.

Queimada em Mato Grosso (Foto: Guilherme Filho/Secom-MT)Governo do estado decidiu ampliar o período de proibição de queimadas. (Foto: Guilherme Filho/Secom-MT)
As queimadas no estado de Mato Grosso já são responsáveis por 28% do número total de focos registrados no Brasil, neste ano. Dados dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que das 6.102 queimadas identificadas no país, 1.777 ocorreram no estado, no período de 1º de janeiro a 21 de julho.

Apesar de o número estar abaixo do identificado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.852 focos de incêndio no território mato-grossense, a incidência poderá aumentar nos próximos dias devido à alta temperatura, baixa umidade do ar e ao alto índice de desmatamento. A avaliação é do professor e biólogo Romildo Gonçalves, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O biólogo explica que as massas de ar quente e seco estão cada vez mais frequentes no país, o que estaria causando reflexos no estado, além das intempéries influenciarem diretamente na vegetação. “As condições climáticas, com a evolução do aquecimento global, têm reflexo direto no ecossistema e, em Mato Grosso, não será muito diferente neste ano em comparação com o último”, frisou o professor, em entrevista ao G1. Segundo ele, o período mais crítico para queimadas são os meses de agosto e setembro.
Arte - queimadas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Enquanto em abril os satélites captaram 89 focos de queimadas em Mato Grosso, em maio foram 325. Em junho, o índice cresceu para 900 e, até o dia 21 de julho (quinta-feira), o estado já tinha acumulado 356 focos. Em outro aspecto, o professor considera motivo de preocupação a devastação na região da Amazônia Legal, em que o estado teve, por exemplo, 93,7 km² de florestas devastadas no mês de maio, sendo que em abril perdeu 405,5 km² de mata, segundo relatório do Inpe. Para Gonçalves, os dados reforçam o risco da ocorrência de mais queimadas neste ano do que em 2010. "Depois de tirar a mata, as pessoas colocam fogo para usar a área", frisa.
Parque Nacional
Em 2010, o fogo consumiu cerca de um terço do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, cobrindo Cuiabá de fumaça escura. A estimativa é que 11 mil hectares tenham sido consumidos no incêndio. Com um ecossistema que inclui de savanas a matas fechadas, o parque abriga sítios arqueológicos e cabeceiras de vários rios das bacias do Alto Paraguai e Amazônica. " O alerta neste ano vale para o Pantanal mato-grossense e o Parque Nacional do Xingu, que não registram incêndios há oito anos, mas podem sofrer alterações pela falta de infraestrutura e proteção ambiental", avaliou Romildo Gonçalves.
O Comitê de Gestão do Fogo de Mato Grosso informou que as cidades com maior número de alertas de incêndios são Tangará da Serra, Cláudia e Querência, localizadas na regiões norte e médio norte do estado. O tenente-coronel Dércio Santos, coordenador-geral adjunto do Comitê, declarou ao G1 que a meta é reduzir 65% da quantidade de focos de calor registrados em 2010 e retirar o estado da lista dos que mais queimam.
O coordenador disse ainda que o Corpo de Bombeiros está presente em 17 das 141 cidades mato-grossenses, com bases operacionais montadas com o objetivo de controlar o fogo. "Nós já reduzimos muito em relação ao último ano e estamos atuando com reforço e apoio das prefeituras dos municípios para o combate às queimadas. Porém, temos que avaliar que a estiagem e a baixa umidade são ameaças contanstantes, mas podemos mudar o quadro com a nossa conduta", pontuou o tenente-coronel.
Ele frisa que a questão da educação ambiental também é séria e que as pessoas devem contribuir para a diminução dos focos, deixando as práticas e a cultura de colocar fogo, por exemplo, em folhas secas ou nos quintais de casa. "Muitos incêndios registrados, senão a maioria, foram provocados pelo homem", afirma.
Quanto ao desmatamento, o coordenador admite que o índice registrado no território mato-grossense poderá colaborar para que a situação das queimadas se agrave, porém, considera que o governo do estado e a união têm realizado trabalhos intensivos com a finalidade de diminuir o número de áreas devastadas.
Investimento
O combate às queimadas deve custar mais de R$ 111,5 milhões durante o período proibitivo no estado, que este ano será de de 1º de julho a 15 de outubro, considerado o mais longo da história. Diante dos altos índices de focos de queimada, o pedido de antecipação e ampliação foi feito pelo secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Maia. Ao todo, o estado pretende contar com o trabalho de dois mil homens de todos os órgãos ambientais durante o período proibitivo.
O montante foi calculado com base no planejamento orçamentário do Governo do Estado, Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit) e Corpo de Bombeiros. O secretário Alexander Maia disse que o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) autorizou a liberação de R$ 13 milhões para a instalação de uma base de controle das ocorrências em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá.
A pretensão, de acordo com o secretário, é implantar quatro bases semelhantes a essa, porém, segundo ele, ainda não há recursos liberados para o projeto. O montante será gasto na compra de equipamentos para as equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). Embora tenha sido contemplado com a verba, o governo do estado havia requisitado R$ 80 milhões para investir nas ações de combate e prevenção.
Além dessa verba, Maia afirmou que serão gastos R$ 5 milhões em campanhas publicitárias com a finalidade de tentar conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios, assim como alertar sobre a penalidade aplicada ao responsável pelo crime ambiental. As multas variam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil por hectare para áreas abertas e de floresta, respectivamente.

Concursos com inscrições abertas reúnem mais de 22 mil vagas

Cargos são para todos os níveis de escolaridade.
Salários chegam a R$ 21.766.16 nos TRFs da 1ª Região e da 16ª Região.

Pelo menos 100 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 22.097 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só a Prefeitura de Salvador oferece 3.457 vagas.

Os salários chegam a R$ 21.766.16 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins) e no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão).
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem inscrições na segunda para 2.733 vagas são os seguintes: Câmara de Santa Terezinha (MT), Companhia Docas de São Sebastião (SP), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (MG), Exército, Prefeitura de Canguaretama (RN), Prefeitura de Concórdia (SC), Prefeitura de Guarujá (SP), Prefeitura de Lapa (PR), Prefeitura de Paraibuna (SP), Prefeitura de Pombal (PB), Prefeitura de Santo André (SP), Prefeitura de São João do Triunfo (PR), Prefeitura de São Valentim do Sul (RS), Prefeitura de Taboão da Serra (SP), Tribunal de Justiça do Amazonas e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Instituição/Órgão Prazo
 
Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital
Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência de Araçatuba (SP) 11/08/11 175 R$ 6.390 todos os níveis Araçatuba (SP) veja edital
Banco de Brasília 05/08/11 110 e cadastro de reserva R$ 8.013,60 nível médio e superior Brasília veja edital
Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia (GO) 15/08/11 240 R$ 2.800,00 todos os níveis Aparecida de Goiânia (GO) veja edital
Câmara de Vereadores de Cascavel (PR) 04/08/11 1 e cadastro R$ 4.004,56 nível médio e superior Cascavel (PR) veja edital
Câmara de Vereadores de Dourados (MS) 29/07/11 37 R$ 3.165,60 todos os níveis Dourados (MS) veja edital
Câmara de Vereadores de Praia Grande (SP) 12/08/11 10 R$ 2.666,66 nível médio e superior Praia Grande (SP) veja edital
Câmara de Vereadores de Santa Terezinha (MT) 04/08/11 5 R$ 2.025,00 nível fundamental incompleto e superior Santa Terezinha (MT) veja edital
Companhia Docas de São Sebastião (SP) 15/08/11 39 R$ 5.300 todos os níveis São Sebastião (SP) e São Paulo veja edital
Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais 27/07/11 297 R$ 2.724,28 nível superior Minas Gerais veja edital
Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região 12/08/11 3 e cadastro R$ 3.560,07 todos os níveis São Paulo veja edital
Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região 05/08/11 15 e cadastro R$ 1.719,74 todos os níveis Curitiba, Londrina e Guarapuava veja edital
Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso 16/09/11 296 R$ 2.257,59 todos os níveis Aguá Boa, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra veja edital
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará 10/08/11 11 e cadastro R$ 958,70 nível fundamental e médio Pará veja edital
Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul 05/08/11 4 R$ 2.272,00 nível médio e superior Rio Grande do Sul veja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia 16/09/11 8 e cadastro R$ 2.723,05
 
todos os níveis Salvador veja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná 19/08/11 4 e cadastro R$ 1.598,28 nível médio e superior Curitiba veja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul 11/08/11 23 e cadastro
 
R$ 4.335 todos os níveis Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria veja edital
Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi) 23/08/11 21 R$ 926,97 médio-técnico, médio e fundamental Ponte Nova e Rio Casca (MG) veja edital
Empresa Brasil de Comunicação 07/08/11 537 R$ 5.803 nível médio e superior Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Tabatinga (AM) e São Luís veja edital
Exército (1) 05/08/11 139 não informado nível superior em medicina, farmácia e odontologia Rio de Janeiro e Salvador veja edital
Exército (2) 02/09/11 95 não informado nível médio Rio de Janeiro veja edital
Exército (3) 15/08/11 73 não informado nível superior Salvador veja edital
Fundação Municipal de Saúde de Niterói (RJ) 05/08/11 523 R$ 1.406 todos os níveis Niterói (RJ) veja edital
Governo de Roraima 10/08/11 300 R$ 982,36 nível médio Roraima veja edital
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas 26/07/11 129 R$ 2.989,33 todos os níveis Alagoas veja edital
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias (RJ) 21/08/11 25 R$ 1.904,05 nível médio e superior Duque de Caxias (RJ) veja edital
Minas Gerais Administração e Serviços 07/08/11 1.026 R$ 5.485,90 todos os níveis Minas Gerais veja edital
Petrobras 31/07/11 590 R$ 6.217,19 nível médio e superior todo o país veja edital
Polícia Civil do Rio de Janeiro 02/08/11 4 R$ 4.342,98 nível médio Rio de Janeiro veja edital
Prefeitura de Arapiraca (AL) 05/08/11 115 R$ 1.143,45 nível médio e superior Arapiraca (AL) veja edital
Prefeitura de Astorga (PR) 08/08/11 56 R$ 6.415,46 todos os níveis Astorga (PR) veja edital
Prefeitura de Boa Vista do Sul (RS) 30/07/11 8 e cadastro R$ 2.866,41 todos os níveis Boa Vista do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Breves (PA) 05/08/11 490 R$ 3 mil todos os níveis Breves (PA) veja edital
Prefeitura de Cacoal (RO) 11/08/11 160 R$ 5.875,10 todos os níveis Cacoal (RO) veja edital
Prefeitura de Caiçara (PB) 05/08/11 62 R$ 8 mil todos os níveis Caiçara (PB) veja edital
Prefeitura de Canguaretama (RN) 28/08/11 147 R$ 1.050,00 todos os níveis Canguaretama (RN) veja edital
Prefeitura de Canoas (RS) 08/08/11 510 R$ 1.756,99 nível médio e superior Canoas (RS) veja edital
Prefeitura de Capão Bonito (SP) 31/07/11 122 e cadastro R$ 2.784,21 todos os níveis Capão Bonito (SP) veja edital
Prefeitura de Colônia Leopoldina (AL) 08/08/11 147 R$ 1.600 todos os níveis Colônia Leopoldina (AL) veja edital
Prefeitura de Concórdia (SC) 24/08/11 50 e cadastro R$ 8.917,17 todos os níveis Concórdia (SC) veja edital
Prefeitura de Contagem (MG) 04/08/11 200 R$ 1 mil nível médio Contagem (MG) veja edital
Prefeitura de Coroatá (MA) 29/07/11 687 R$ 927,40 todos os níveis Coroatá (MA) veja edital
Prefeitura de Craíbas (AL) 05/08/11 172 R$ 1.800 todos os níveis Craíbas (AL) veja edital
Prefeitura de Fraiburgo (SC) 08/08/11 68 R$ 4.261,20 todos os níveis Fraiburgo (SC) veja edital
Prefeitura de Gravataí (RS) 28/07/11 136 R$ 4.425,69 todos os níveis Gravataí (RS) veja edital
Prefeitura de Guarujá (SP) 12/08/11 70 e cadastro R$ 1.844,21 nível superior Guarujá (SP) veja edital
Prefeitura de Ibiporã (PR) 10/08/11 75 R$ 3.378,83 todos os níveis Ibiporã (PR) veja edital
Prefeitura de Irani (SC) 03/08/11 92 R$ 7.335,38 todos os níveis Irani (SC) veja edital
Prefeitura de Itajá (GO) 29/07/11 242 R$ 1.612,80 todos os níveis Itajá (GO) veja edital
Prefeitura de Itariri (SP) 11/08/11 68 R$ 1.666,01 todos os níveis Itariri (SP) veja edital
Prefeitura de Jangada (MT) 29/07/11 e 07/08/11 67 R$ 7 mil todos os níveis Jangada (MT) veja edital
Prefeitura de Jauru (MT) 11/08/11 151 R$ 11.179,35 todos os níveis Jauru (MT) veja edital
Prefeitura de Joaquim Pires (PI) 29/07/11 91 R$ 5 mil todos os níveis Joaquim Pires (PI) veja edital
Prefeitura de José Raydan (MG) 29/07/11 133 R$ 6.500 todos os níveis José Raydan (MG) veja edital
Prefeitura de Lagoa Seca (PB) 12/08/11 202 R$ 1.187 todos os níveis Lagoa Seca (PB) veja edital
Prefeitura de Lapa (PR) 25/08/11 88 e cadastro R$ 11.284,12 todos os níveis Lapa (PR) veja edital
Prefeitura de Limeira (SP) 28/07/11 e 29/07/11 363 R$ 3.438,46 todos os níveis Limeira (SP) veja edital
Prefeitura de Limoeiro (PE) 04/08/11 588 R$ 2 mil todos os níveis Limoeiro (PE) veja edital
Prefeitura de Linhares (ES) 07/08/11 719 e cadastro R$ 1.953,92 todos os níveis Linhares (ES) veja edital
Prefeitura de Manaus 14/08/11 1.146 R$ 2.075,00 nível médio e superior Manaus veja edital
Prefeitura de Mogi Guaçu (SP) 25/07/11 10 R$ 818,62 nível fundamental Mogi Guaçu (SP) veja edital
Prefeitura de Monteiro (PB) 29/07/11 55 R$ 1.234,48 nível superior Monteiro (PB) veja edital
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro (SE) 04/08/11 352 R$ 3.300 todos os níveis Nossa Senhora do Socorro (SE) veja edital
Prefeitura de Nova Andradina (MS) 29/07/11 307 R$ 5.153,08 todos os níveis Nova Andradina (MS) veja edital
Prefeitura de Nova Granada (SP) 08/08/11 21 R$ 2.008,78 nível fundamental e superior Nova Granada (SP) veja edital
Prefeitura de Nova União (MG) 26/07/11 55 R$ 2.305,22 todos os níveis Nova União (MG) veja edital
Prefeitura de Otacílio Costa (SC) 10/08/11 46 e cadastro R$ 8.313,63 todos os níveis Otacílio Costa (SC) veja edital
Prefeitura de Ouro Branco (MG) 17/08/11 101 e cadastro R$ 3.758,01 todos os níveis Ouro Branco (MG) veja edital
Prefeitura de Ouro Preto (MG) 27/07/11 239 e cadastro R$ 7.583,10 todos os níveis Ouro Preto (MG) veja edital
Prefeitura de Ouro Verde (SC) 11/08/11 47 R$ 10 mil todos os níveis Ouro Verde (SC) veja edital
Prefeitura de Palma Sola (SC) 26/07/11 23 R$ 7.093,11 todos os níveis Palma Sola (SC) veja edital
Prefeitura de Paracambi (RJ) 07/08/11 102 R$ 912,79 nível médio e superior Paracambi (RJ) veja edital
Prefeitura de Paraibuna (SP) 29/07/11 301 R$ 1.630,09 todos os níveis Paraibuna (SP) veja edital
Prefeitura de Petrolândia (SC) 09/08/11 34 R$ 1.550 todos os níveis Petrolândia (SC) veja edital
Prefeitura de Petrolina (PE) 31/08/11 e 05/09/11 38 R$ 550 nível médio Petrolina (PE) veja edital
Prefeitura de Pombal (PB) 26/08/11 250 R$ 1.100 todos os níveis Pombal (PB) veja edital
Prefeitura de Porto Feliz (SP) 29/07/11 78 e cadastro R$ 2.174,04 todos os níveis Porto Feliz (SP) veja edital
Prefeitura de Rio do Sul (SC) 18/08/11 385 R$ 8.592,82 todos os níveis Rio do Sul (SC) veja edital
Prefeitura de Salvador 02/08/11 3.467 R$ 8.276,57 nível médio, técnico e superior Salvador veja edital
Prefeitura de Santo André (SP) 29/07/11 1.500 um salário mínimo de não alfabetizado a nível médio Santo André (SP) veja edital
Prefeitura de Santos (SP) 28/07/11 914 R$ 4.072,16 todos os níveis Santos (SP) veja edital
Prefeitura de São Domingos (PB) 05/08/11 77 R$ 1.600 todos os níveis São Domingos (PB) veja edital
Prefeitura de São João do Triunfo (PR) 19/08/11 82 R$ 10.700 todos os níveis São João do Triunfo (PR) veja edital
Prefeitura de São Mamede (PB) 05/08/11 76 R$ 7.400 todos os níveis São Mamede (PB) veja edital
Prefeitura de São Valentim do Sul (RS) 09/08/11 cadastro de reserva R$ 2.063,20 todos os níveis São Valentim do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS) 18/08/11 654 R$ 7.823,68 todos os níveis Sapucaia do Sul (RS) veja edital
Prefeitura de Sarandi (PR) 14/08/11 e 21/08/11 117 R$ 7.452,20 todos os níveis Sarandi (PR) veja edital
Prefeitura de Taboão da Serra (SP) 26/08/11 109 R$ 10 mil nível superior Taboão da Serra (SP) veja edital
Prefeitura de Uberlândia (MG) 29/07/11 22 R$ 1.481,32 todos os níveis Uberlândia (MG) veja edital
Procuradoria Geral do Município de João Pessoa 05/08/11 20 R$ 5.500 nível superior em direito João Pessoa veja edital
Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso 05/08/11 15 R$ 19.642,95 nível superior em direito Mato Grosso veja edital
Sebrae Nacional 01/08/11 7 R$ 8.913,79 nível médio e superior Brasília veja edital
Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro 25/07/11 22 R$ 4.912,29 nível superior em qualquer área Rio de Janeiro veja edital
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SP) 05/08/11 207 R$ 2.402,05 todos os níveis Jacareí (SP) veja edital
Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Salto (SP) 29/07/11 53 R$ 2.866,60 todos os níveis Salto (SP) veja edital
Tribunal de Justiça do Amazonas 29/07/11 cadastro de reserva não informado nível médio Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati (AM) veja edital
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (1) 28/07/11, 29/07/11 e 11/08/11 311 e cadastro R$ 4.055,87 nível médio e superior Santa Catarina veja edital
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (2) 23/08/11 2 e cadastro R$ 4.055,87 nível superior em direito Santa Catarina veja edital
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 31/07/11 29 R$ 21.766,16 nível superior em direito Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) 16/08/11 4 R$ 21.766,15 nível superior em direito Maranhão veja edital

Japonesa Nissan se diz recuperada de terremoto que afetou país

Produção local subiu 1,8%, com ajuda dos modelos Juke e Rogue.
Toyota e Honda ainda sofrem as conseqüências da destruição.

Nissan Juke (Foto: Divulgação)Nissan Juke tem alta procura no mercado japonês,
diz Nissan (Foto: Divulgação)
A fabricantes japonesa de veículos Nissan afirma que a produtividade e as vendas melhoraram após o terremoto, seguido de tsunami, que afetou o país em 11 de março. A Nissan se considera recuperada e foca no crescimento das vendas nos países do Sudeste Asiático. Por outro lado, Toyota e Honda ainda caminham a passos lentos para a recuperação.

De acordo com o balanço da Nissan, foram produzidos no mundo 419.831 unidades em junho, aumento de 18,5% em relação ao mesmo mês de 2010. Segundo a montadora, o nível é histórico para um só mês. Somente a produção no Japão subiu 1,8% para 102.390 unidades, devido à crescente demanda pelos modelos Juke e Rogue. As vendas mundiais aumentaram em 13% e as exportações, 25%.
Com o desempenho positivo, a fabricante de Yokohama revelou planos de expandir gradativamente a produção no Sudeste Asiático nos próximos seis anos. Ela prevê mais do que duplicar as vendas na região, para 500 mil veículos. A região abrange Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas e Vietnã. Assim, a companhia também planeja ter 15% do mercado de ações até o final de 2016, aumento de 6% em comparação ao registrado no ano passado.
"Como a demanda por automóveis tem aumentado rapidamente nos mercados emergentes, pretendemos cobrir mais da metade das vendas globais", disse em comunicado o presidente da Nissan Motor Co. Ásia-Pacífico e da Nissan Motor na Tailândia, Toru Hasegawa.
Toyota e Honda ainda enfrentam problemas
Por outro lado, a produção mundial da Toyota caiu 9,2% no período, para 593.390 veículos. O resultado é consequência da recuperação em função da queda de 49% registrada em maio. A Toyota prevê a recuperação plena da produtividade apenas para o fim deste ano.
 Honda Motor também passa por dificuldades. A produção mundial diminuiu 44,5% em junho, a 168.373 unidades. As vendas em nível nacional desaceleraram 36% e as exportações caíram mais de 60%.

Veja mais dicas para aproveitar o test-drive de um carro

Programa 'AutoEsporte' mostra como funciona ABS, sensor de ré e memória.
Posicionar o banco corretamente é fundamental para a visibilidade.

Antes mesmo de comprar um carro, é importante o consumidor se informar sobre as tecnologias que cada modelo traz e fazer um test-drive. Dessa forma, a pessoa sabe exatamente o que está comprando e como usufruir corretamente dos benefícios do veículo. No programa "AutoEsporte" do último domingo (24), um teste foi organizado com dez pessoas para ensiná-las a usar os freios ABS, câmera de ré, sensores de estacionamento e até mesmo como posicionar o banco (veja ao lado).

O ideal é se sentar mais alto para ampliar a visão periférica. Para verificar se a posição do banco está certa, basta girar o volante com as mãos paralelas até 180 graus. Se o movimento foi simples e o corpo não desencostou do assento, é porque a distância está correta.
 Muitos carros possuem botões de memória que gravam exatamente a posição que o condutor deixou o carro. Assim, se outra pessoa usar e tirar o banco do lugar, basta ligar o carro ou acionar o sistema para ele voltar à posição correta.
A câmera de ré muda o hábito do motorista, por mostrar o que os espelhos retrovisores não conseguem. Para complementar esse auxílio visual, os sensores de estacionamento emitem um ruído quando o veículo se aproxima demais de um obstáculo.
Usar de forma correta o ABS também pode ser uma novidade para o condutor. O certo é pisar fundo sem tirar o pé do freio, até o carro ficar totalmente parado.
Quem não conhece o sistema, tem a tendência de parar de pressionar o pedal quando sente a vibração do ABS. No entanto, essa é uma característica desse tipo de freio, algo que deve ser considerado normal.
O sistema de auxílio a frenagens faz com que o veículo pare muito antes do que pararia normalmente e sem derrapar. Já o sistema de estabilidade faz diferença nas curvas, porque ele evita que o carro saia da trajetória.

Mercedes-Benz revela o novo C63 AMG Coupe Black Series

Modelo será lançado em 2012 e vem com motor V8 6.2 de 524 cv.
Esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.

A alemã Mercedes-Benz revelou o novo C63 AMG Coupe Black Series, a versão mais potente do cupê da linha Classe C. O modelo é equipado com o mesmo motor do C63 Coupe, o V8 6.2, mas após algumas modificações o modelo ganhou mais 60 cavalos, para um total de 524 cv de potência máxima e 63,22 kgfm de torque.
C63 AMG Coupe Black Series tem transmissão de sete marchas e dupla embreagem (Foto: Divulgação)C63 AMG Coupe Black Series tem transmissão de sete marchas e dupla embreagem (Foto: Divulgação)
A tração é traseira e a transmissão é de sete marchas de dupla embreagem. A caixa de câmbio tem quatro modos e seu tempo mais rápido para mudança de marchas, no Sport ou Manual, fica em apenas 100 milésimos de segundo. As rodas são de 19 poleagadas, segundo a fabricante.
Com todas essas características, o C63 AMG Black Series acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
Entre os itens de segurança, destaca-se o diferencial de deslizamento, que vem de série. A novidade é que ele é controlado eletronicamente e ligado ao sistema de controle de estabilidade, o ESP. O condutor pode usar o sistema em três configurações, sendo uma totalmente desligado.
Mercedes-Benz C63 AMG Coupe Black Series tem acabamento na cor preta e volante esportivo (Foto: Divulgação)C63 AMG Coupe Black Series tem pacote opcional com peças em fibra de carbono (Foto: Divulgação)
No acabamento, o carro vem com para-choque dianteiro com entradas de ar diferenciadas por serem maiores, arcos de roda mais robustos, soleiras laterais e um pára-choques traseiro redesenhado com escapamento quadrado.
O modelo de dois lugares ou quatro (são duas versões) tem cintos de segurança vermelhos, volante esportivo revestido em couro aveludado e tem painel em preto, que recebe o logotipo Black Series.
Mercedes-Benz C63 AMG Coupe Black Series tem acabamento na cor preta e volante esportivo (Foto: Divulgação)C63 AMG Coupe Black Series tem acabamento na cor preta e volante esportivo (Foto: Divulgação)
Pacotes opcionais
A Mercedes-Benz oferece dois pacotes opcionais. O primeiro é o Track, que conta com pneus especiais e um cooler diferenciado. O outro é um pacote aerodinâmico, com peças em fibra de carbono, que ajudam na aerodinâmica do carro, como para-choques e aerofólio.
O novo C6 Coupe AMG Black Series deverá ser vendido a partir de janeiro na Europa e custará a partir de 115.430 euros (R$ 256.508) na Alemanha.

Renault lança o Clio Gordini para substituir a versão GT

Modelo estará disponível nas versões 1.6 a gasolina e 1.5 a diesel.
Gama especial faz homenagem ao clássico Gordini, ícone nos anos 1960.

Clio Gordini vem com carroceria azul e listras brancas (Foto: Divulgação)Clio Gordini vem com carroceria azul e listras
brancas (Foto: Divulgação)
A gama especial Gordini ganhou um integrante mais simples. A Renault decidiu lançar a versão de entrada do Clio com o acabamento azul e listras brancas, para substituir o modelo GT. De acordo com a fabricante francesa, o modelo vem ainda com rodas de 16 polegadas, bancos com acabamento em couro e listras azuis ou brancas e emblemas distribuídos pelo interior do carro.

O Clio Gordini estará disponível nas versões de três e cinco portas e traz duas opções de motores: 1.6 a gasolina, de 128 cv, e 1.5 a diesel, de 105 cv de potência.
No mercado francês o modelo será vendido por preços a partir de 19.050 euros (R$ 42.332), no caso do modelo três portas, ou 21.350 euros (R$ 47.443), para o cinco portas. O modelo será comercializado na França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, Portugal, Espanha, Eslovénia, Croácia e Sérvia.
Interior do Clio Gordini ganha acabamento em couro, listras e emblema da gama especial (Foto: Divulgação)Interior do Clio Gordini ganha acabamento em couro, listras e emblema da gama especial (Foto: Divulgação)
A Renault deicidiu lançar a gama para homenagear o clássico Gordini, que virou ícone francês na década de 1960 com a pintura que mesclava azul e listras brancas e a grade com quatro faróis redondos. O nome Gordini é uma homenagem a Amédée Gordini, dono de uma equipe de automobilismo no início da Formula 1.
Antes do Clio Gordini, a marca francesa colocou no mercado o Renault Wind Gordini, o Twingo Gordini e o Clio Gordini RS.
Renault Clio Gordini custa a partir de 19.050 euros na Europa (Foto: Divulgação)Renault Clio Gordini custa a partir de 19.050 euros na Europa (Foto: Divulgação)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger